Estratégia de otimização do caminho de conversão do site

Uma das estratégias populares para otimizar a economia de qualquer recurso da Web é estudar experimentalmente essas rotas de conversão, seguindo as quais os usuários alcançam seu objetivo, ou seja, comprar, fazer um acordo ou preencher um formulário de lead. O método para verificar esse ou aquele caminho de conversão é chamado de teste de caminho dividido e seu objetivo é verificar qual rota será mais eficaz em termos de taxa de conversão.

Normalmente, esse tipo de teste é caracterizado como uma subespécie do teste de divisão, na qual não uma página, mas alguma sequência ou hierarquia de páginas da web está sujeita a modificações e subsequentes medições do efeito das alterações feitas.

Na verdade, o objetivo principal do teste não é apenas rastrear a reação dos visitantes às variações da mesma página de destino nos negócios, mas iniciá-los em duas rotas diferentes umas das outras e ver o que acontecerá no final.

O teste de divisão dos caminhos de conversão permite que você não faça alterações na organização existente dos elementos nas páginas e, em vez disso, oferece a oportunidade de experimentar o número de páginas ou sua ordem.

Se você deseja verificar o processo de confirmação de compra, mas deseja testar como a alteração no botão CTA (de azul para vermelho, por exemplo) afetará esse processo, será necessário fazer ajustes em todas as páginas do caminho de conversão. O teste de páginas individuais pode levar à inconsistência de toda a rota e, como resultado, a uma diminuição na taxa de conversão.

Saber como uma página de notícias específica do seu site cumpre seu potencial é tão importante quanto saber como essas páginas funcionam em grupo. Por exemplo, você sabe qual de todas as páginas gera mais dinheiro? E qual gera o máximo de leads? Provoca compras? Se você conseguir alcançar a harmonia de todas essas páginas, poderá conseguir muito e vice-versa. E isso não é um exagero. Se o leitor passar de uma página para outra e estiver constantemente confuso, haverá apenas um botão no qual ele provavelmente clicará: este é o botão Voltar.

Testar caminhos de conversão alternativos pode abrir novas possibilidades para aumentá-lo, que não podem ser obtidas simplesmente alterando os elementos da página.

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