Estudo aponta que vespas são eficazes no combate às pragas da lavoura

Uma técnica que usa vespas no controle de pragas nas lavouras está sendo aplicada por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo). De acordo com Fábio Santos do Nascimento, professor do FFCLRP (Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) da USP, as vespas são ótimas para serem usadas no controle biológico em lavouras que apresentam diversos tipos de pragas.

Segundo o pesquisador, o controle de pragas consiste na utilização de um amplo serviço ecossistêmico de insetos. Os insetos seriam utilizados como predadores naturais nas lavouras, sem a necessidade de utilizar agentes químicos no controle de pragas. As vespas, por exemplo, são predadoras naturais de diversos tipos de lagartas encontradas em plantações, como na plantação de milho e cana de açúcar.

Nascimento não foi o único pesquisador que já chegou a essa conclusão por meio de estudos, mas diz que os resultados de novas pesquisas conduzidas por ele e sua equipe têm demonstrado resultados significativos. Em alguns testes, as vespas conseguiram eliminar em 100% as pragas das folhas de milho e cana de açúcar.

“Os testes realizados no milho foram excelentes, com um percentual de 100% de controle das lagartas nas folhas do milho e quando as larvas estavam abrigadas, as vespas apresentaram um índice de controle de 70%. Já na cana de açúcar, o índice de controle com as larvas expostas foi de 60%”, explica o professor. O estudo vem sendo realizado junto aos pesquisadores da FFCLRP, Unesp de Jaboticabal e com a UCL (Universty College London) localizada no Reino Unido.

Notícias sobre outros estudos ligados ao assunto, apontam que os polinizadores oferecem um papel muito importante também no controle de pragas. Assim como as vespas, as abelhas também predão naturalmente alguns tipos de consumidores naturais em lavouras, como é o caso de algumas modalidades de lagartas.

O estudo conduzido por Nascimento tem como finalidade apontar novos manejos no combate às pragas sem a necessidade de produtos químicos, que além de eliminar as pragas, eliminam os polinizadores e prejudicam a saúde das pessoas que consomem os alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *