Streaming de jogos é aposta do Google

O Google está desenvolvendo a sua plataforma de jogos, o Stadia, de acordo com a empresa a intenção do projeto é disponibilizar jogos em diversos formatos de tela como PC, TV ou celular, e deixar de lado a necessidade de console, apenas o controle do jogo será necessário. A previsão de lançamento do Stadia será no fim do ano, no último trimestre mais detalhes como o  pagamento da plataforma  e a lista de jogos disponíveis serão reveladas.

Testes foram realizados pelo Google Chrome em que usuários poderiam jogar sem a necessidade de baixar o jogo, o único requisito era uma conexão em torno de 15 MB por segundos para o bom desempenho, da jogabilidade e a boa visualização dos gráficos.

Na função Crowd Play, quem produz conteúdo dos seus jogos para o YouTube, poderá jogar com os seus seguidores. Em State Share, o jogador poderá entrar em menos de dez segundos no momento exato do jogo que está assistindo. O controle, chamado de Stadia Controller, terá botões que permitirão capturar imagens diretamente para o YouTube e também contará com um assistente de voz, ainda não foi divulgado o preço do controle.

Além da plataforma, o Google deu notícias de que está investindo em um estúdio próprio para o desenvolvimento de jogos, quem estará liderando esse departamento será a executiva Jade Raymond que esteve comandando da produção de jogos como Watch Dogs e Assassin´s Creed II da Ubisoft.

No Stadia Controller será possível pedir ao assistente de voz Google, dicas para passar de uma fase. A inteligência artificial do Google Assistant levará o jogador para um vídeo que esteja no momento exato da jogada para ajudar nas dúvidas.

O desafio para esse tipo de serviço é garantir um bom desempenho da execução do jogo, uma vez que demandará maior consumo de internet, caso existam falhas de conexão, funções de jogabilidade poderão comprometer o jogo. As notícias mostram que outras empresas investem nesse ramo, como a Sony que possui o Playstation Vue, e a promessa da Microsoft com o Project xCloud, serviço similar ao do Google. O mercado nesse ramo pode demonstrar uma capacidade boa para ser explorada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *