Donata Meirelles – conheça um pouco da história de um dos nomes fortes da moda nacional

Há mais de 30 anos atuando no mercado da moda, Donata Meirelles é um ícone em seu segmento. Tudo o que a editora de estilo da Vogue Brasil veste é foco na mídia especializada, principalmente nas redes sociais e blogs. Conheça um pouco mais de sua trajetória profissional nas próximas linhas.

Boa parte da carreira passou na loja de roupas e acessórios de luxo Daslu. “ “Eu era cliente, virei vendedora” ressalta Donata que enfatiza nunca ter sido sócia da empresa. Foram 23 anos dedicados a uma das boutiques mais famosas do país.

Durante esse tempo coordenou mais de 400 colaboradores, chegou a viajar oito vezes por ano para frequentar os desfiles mais prestigiados do mundo. Donata revela que o Plano Collor permitiu às importações. Nesse período ela passou a escolher as marcas internacionais que seriam vendidas no Brasil.

Seu tempo era dividido entre a boutique e a criação da filha, Heleninha Bordon. Não eram raras as vezes que a menina acompanha a mãe em seus compromissos. Uma história marcante ocorreu em Milão quando Heleninha e as filhas de Eliana Tranchesi (proprietária da Daslu) brincavam de “fazer pedidos” no showroom dos estilistas Dolce&Gabbana.

A Vogue

Há pouco mais de seis anos Donata Meirelles iniciou trabalhar na Vogue como editora de estilo. O convite foi feito por Daniela Falcão, diretora da Globo C. Nast. Apesar de não ter formação em jornalismo, Donata acredita ter saído bem, atribuindo o bom desempenho aos anos de experiência com o mercado de moda.

Ela conta que sua missão era trazer o olhar do público para a revista. “Tive que pensar fora da casinha”, conta. O intuito era gerar receita por meio da força que a marca possui. O que fez com que a então diretora de estilo tivesse que entrar de cabeça na parte de eventos da Vogue.

A marca criou uma plataforma de eventos em que os profissionais viajam todo o território nacional desenvolvendo ações promocionais e eventos ligados à moda. Uma dessas ações, realizadas em Goiânia reuniu mais de 70 mil pessoas em apenas um dia. Os lojistas participantes e aqueles que realizaram ações paralelas registraram faturamentos muito bons, que só perderam para o natal.

O que Donata veste e os eventos que participa figura entre blogs, sites, revistas de moda e jornais. Recentemente ela recebeu alguns jornalistas e blogueiras no QG do F*Hits no Hotel Unique. Durante o encontro, ela falou um pouco sobre moda, o look que estava usando e seu cotidiano. Na ocasião ela defendeu que a mistura reflete a cara da mulher brasileira e que o segredo de um bom look é saber dosar seu estilo com as tendências.

Donata Meirelles também registra seu cotidiano nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, compartilha fotos do seu dia, dos eventos que participa, dá dicas para a combinação de looks. Já no Facebook, o conteúdo é mais informativo. Também compartilha suas participações em eventos sociais, um deles foi o baile da AmfAR, ong norte-americana que promove ações para arrecadar fundos para pesquisas de cura da Aids.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *