Macroeconomia vs. Microeconomia

Entre os muitos ramos da economia, duas das áreas mais conhecidas são o estudo da Macroeconomia e da Microeconomia. Os dois conceitos estão intimamente interligados e podem, às vezes, ser confusos. Este artigo fornecerá as explicações necessárias para diferenciar entre macroeconomia e microeconomia.

Macroeconomia. A macroeconomia refere-se ao estudo da economia com uma visão geral, observando conceitos como indústria, país ou fatores econômicos globais. A macroeconomia inclui a análise de conceitos como o Produto Interno Bruto (PIB) de uma nação, as taxas de desemprego, a taxa de crescimento e como todos esses conceitos interagem entre si.

Estudar e aplicar a macroeconomia é extremamente importante no nível do governo, pois a política e a decisão econômica e os regulamentos promulgados pelo governo podem ter um grande impacto em muitos aspectos da economia como um todo. Para demonstrar a teoria macroeconômica na prática, veremos brevemente como as taxas de juros se encaixam na política macroeconômica.

Um extenso estudo é dedicado a estabelecer as taxas de juros apropriadas em uma economia, onde o governo estabelece uma taxa básica e os bancos trabalham a partir daí. Se as taxas de juros aumentarem:

As pessoas podem economizar mais dinheiro à medida que obtêm um retorno melhor de seus depósitos.

As empresas investirão em menos expansão, uma vez que o dinheiro emprestado custará relativamente mais.

A moeda local aumentará em valor, porque agora os depósitos nessa moeda podem ganhar mais em comparação com outras moedas.

A inflação cairá, porque em geral a poupança está em alta e os gastos estão em baixa e as pessoas estão comprando menos.

O oposto seria esperado para cada ponto se as taxas de juros caíssem.

Isso fica muito complexo porque ‘relativamente subir’ ou ‘relativamente ir para baixo’ são relacionamentos muito frouxos e muitos fatores impactam a tomada de decisão também (isto é, impostos e taxas de emprego). Em seguida, o impacto das decisões políticas de outros países também deve ser considerado, pois afeta o que acontece com a economia de um país também.

Em teoria, a macroeconomia pode ser fácil porque, para cada mudança em uma figura relevante, pode-se supor que, se todos os outros fatores forem constantes, é o que aconteceria. Na realidade, todos os fatores estão mudando constantemente e a implementação de políticas macroeconômicas é muito difícil de gerenciar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *