Empreendedorismo

Os empreendedores são vistos como estudantes excelentes, atletas e simplesmente excelentes em quase todos os aspectos. Mas, dizem os autores deste artigo, esse não é o caso. Muitos empreendedores bem-sucedidos, daqueles que hoje chefiam bilhões de dólares em pontocom para outros que são operadores exclusivos, eram estudantes e atletas indiferentes. Na verdade, eles eram nitidamente banais. O que os separou e o diferencia é o espírito empreendedor, que eles têm em abundância, e que qualquer empreendedor deve ter para vencer.

Para a maioria das pessoas, a vida profissional consiste em executar serviços definidos para um empregador em troca de um paycheque regular. No entanto, existe um grupo de pessoas que escolhem algo diferente. Eles decidem se tornar empreendedores e começar seu próprio negócio. Por sua vez, alguns deles alcançam um crescimento e sucesso excepcionais. Mas que conjunto de características pessoais torna esses empreendedores tão bem sucedidos? Apenas o que é que esses empresários são feitos? Essas são as questões críticas que abordamos em pesquisas que concluímos recentemente. Este artigo baseia-se nesta pesquisa. É também o primeiro de uma série que aparecerá em edições subsequentes do Ivey Business Journal.

Ao longo das muitas discussões, tornou-se evidente que as características pessoais dos empreendedores se adequavam a certos padrões. Isso nos permitiu formar visões preliminares que podem ajudar a desmistificar algumas percepções comuns sobre a composição de um empreendedor. Nossas percepções, que descrevemos abaixo, foram extraídas dessas discussões e são ilustradas com anedotas pessoais. Algumas das empresas mencionadas são muito familiares: Spyglass, criador do primeiro navegador de Internet comercial, Mosaic; Peapod.com, uma mercearia on-line; e Diamond Technology Partners, uma empresa de consultoria em tecnologia de propriedade pública. Outros, embora não tão bem conhecido.

Há muitas crenças populares sobre o histórico de https://www.youtube.com/watch?v=ybRbMXPCeM0 de negócios de sucesso. Uma delas é que os empreendedores geralmente nascem em famílias que não possuem. A sabedoria convencional diz que as crianças desfavorecidas sofreram adversidades e são mais propensas a ter um forte desejo de superar suas dificuldades econômicas. Mas observamos apenas alguns empresários que não tinham. De fato, a maioria veio de famílias de classe média a média alta. Embora alguns tivessem mais dificuldade em sobreviver do que outros, nenhuma das famílias vivia na pobreza. Além disso, descobrimos que muitos dos empreendedores alcançaram seu início através da ajuda de amigos e familiares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *