Segundo a NASA, lavouras brasileiras representam 7,6% da área total do país

Segundo dados apresentados pela “National Aeronautics and Space Administration”NASA – (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), e divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil utiliza somente 7,6% de todo o seu território com lavouras, o equivalente a 63.994.479 hectares utilizados com esta finalidade. Os dados foram apresentados em Berlim, na Alemanha, pelo atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, durante um discurso realizado na abertura do evento GFFA – “Global para Alimentação e Agricultura”.

Durante a realização do evento que implica sobre a Semana Verde Internacional, que acontece entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2018, o ministro deixou claro o objetivo do Brasil, de “moldar o Futuro da produção animal de forma sustentável, responsável e produtiva”.

No ano de 2016, o cálculo divulgado pela Embrapa Territorial apontava as áreas de produção agrícola no país em 7,8%, o equivalente a 65.913.738 hectares. Em comparação com os números apresentados pela NASA, que foram gerados em novembro de 2017, apontam para um percentual menor, que de acordo com Evaristo de Miranda, responsável geral pela Embrapa Territorial, essa pequena diferença de 0,2% é extremamente aceitável entre as medições.

Segundo um estudo criado pela NASA, as áreas de ocupação do planeta destinada às lavouras equivalem a 1,87 bilhão de hectares. A produção de alimentos em todo o mundo alcançou a casa dos 7,6 bilhões no mês de outubro de 2017, considerando que cada hectare de terra produtiva no planeta consegue alimentar 4 pessoas. Claro, a realidade da produção de cada hectare varia por inúmeros fatores, também a qualidade da produção e cultura a ser desenvolvida.

“Os europeus desmataram e exploraram intensamente o seu território. A Europa, sem a Rússia, detinha mais de 7% das florestas originais do planeta. Hoje tem apenas 0,1%. A soma da área cultivada da França (31.795.512 hectares) com a da Espanha (31.786.945 hectares) equivale à cultivada no Brasil (63.994.709 hectares)”, explica Miranda.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *