Média do preço do IPVA 2018 terá redução de 3,2% no estado de São Paulo

A Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo, revelou no dia 30 de novembro que a média do IPVA em 2018 no estado de São Paulo será 3,4% menor do que a registrada em 2017. A nova tabela divulgada pela Secretaria com os valores venais para o ano que vem já foi divulgada por meio do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Os dados informados pela Secretaria fazem parte de uma apuração realizada pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que analisou cerca de 11,5 mil tipos de veículos diferentes, levando em conta as marcas, os modelos e as versões dos veículos.

Segundo a apuração de dados da Fipe, essa redução na média do valor cobrado no IPVA para o ano que vem pode ser explicada por causa da desvalorização dos veículos. Como muitos consumidores continuaram com seus veículos antigos, a desvalorização para o ano foi maior. Quando o ano registra um número maior de veículos novos, a média do valor do IPVA fica maior.

O IPVA 2018 poderá ser pago de duas formas pelos contribuintes do estado de São Paulo, sendo elas à vista no mês de janeiro, o que garante 3% de desconto no pagamento, ou ainda em três parcelas fixas que deverão ser pagas nos meses de janeiro, fevereiro e março do ano que vem. O pagamento parcelado ainda segue uma tabela que classifica os veículos de acordo com os números finais da placa.

Caso o contribuinte deixe de pagar pelo tributo, o mesmo passa a ter uma cobrança de 0,33% ao dia de multa relativo ao atraso e juros de mora que varia de acordo com a taxa Selic, a taxa básica de juros do país. Se o contribuinte não pagar o IPVA em até 60 dias, a multa passa a ter o percentual fixo em 20% em cima do valor empregado inicialmente ao imposto.

A Fipe ainda identificou em seu levantamento que as vendas de alguns veículos no estado de São Paulo registraram queda nos preços no mês de setembro deste ano. Dentre essa queda, os preços dos caminhões usados recuaram 7,15% no período analisado pela pesquisa. As vendas de micro-ônibus e ônibus também registraram queda nos preços de 4,17%. Logo em seguida veio os utilitários, com uma queda de 4,15% nos preços negociados no mês de setembro. Contudo, a maior redução ocorreu por parte dos automóveis, que registrou uma queda nos preços de 3,39% no mês de setembro deste ano.

Já o maior valor de um automóvel durante o período analisado foi de uma Ferrari modelo 2016, que foi avaliada em um total de R$ 3,9 milhões. O dono do veículo terá que desembolsar um total de R$ 159 mil somente de IPVA no ano que vem.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *