Aumentam as importações no Brasil, secretário diz ser retomada econômica

Image result for Aumentam as importações no Brasil, secretário diz ser retomada econômica

Uma maior aquisição no patamar de bens de capital devido ao aumento das importações no Brasil, demonstrou crescimento de 34,5% ao ser realizado uma comparação com o mês de setembro de 2016. O mês de agosto de 2017 já demonstrava crescimento de 6,6%.

O aumento considerável das importações de produtos e maquinários (equipamentos e maquinários de uso industrial) pelo segundo mês consecutivo, demonstra que o país segue uma retomada no aquecimento da economia, segundo o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Abrão Neto.

Esse crescimento de 34,5% é devido as importações de veículos de cargas, nos setores da indústria química de celulose e também em tecnologia de energia renovável. “O aumento pode indicar uma tendência de recuperação dessa linha de importações, muito relacionada a investimentos. Nós confirmaremos essa tendência nos próximos meses”, diz o secretário.

O secretário também destacou que esse crescimento está relacionado com as importações de bens intermediários, um ponto importante no percentual de aquecimento neste atual cenário. Com um crescimento de 15,1% em comparação com o mês de setembro de 2016, as importações de bens intermediários indicam mais esse ponto a ser considerado para a retomada econômica que podemos observar.

“O aumento está concentrado nas importações de bens intermediários e insumos em especial para a agropecuária, como fertilizantes e herbicidas, e também para a indústria dos setores químico e eletroeletrônicos”, explicou Neto.

Neto enfatizou que no mês de setembro de 2017 o saldo foi positivo e segue uma sequência de oito meses em alta consecutivamente. O secretário também disse que as estimativas traçadas pelo governo serão de superávit na casa dos US$ 60 bilhões, mas deverão ser revisadas. “Estamos atualizando nossa estimativa e devemos divulgar uma nova projeção em breve”, explicou o secretário.

De um modo geral já é possível observar uma retomada na economia em consequência de vários aspectos que levam a isso. Como é o caso da retomada dos empregos que fechou o mês de setembro em alta de 9,1% na comparação com o mesmo período de 2016. O mês de setembro de 2017 fechou com 13,1 milhões de brasileiros desempregados, o equivalente a uma queda.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *