Setor de saúde do Ceará poderá ganhar investimento de 4 bilhões de dólares da China

Resultado de imagem para china investe no brasil

Foi divulgado um memorando de entendimento de uma empresa chinesa junto com o China Developmente Bank assinado pelo governo do Ceará destinado para a captação de 4 bilhões de dólares para o setor da saúde.

O destino do investimento é na construção de hospitais públicos, reformas nos que já existem, equipamentos e medicamentos no estado do Ceará. O governador Camilo Santana, viajará para a China para se reunir com os representantes do banco para tratar sobre os investimentos para o Ceará.

O memorando que será assinado servirá como um acordo oficial que ambas as partes irão manifestar seus interesses pessoais, porém ainda sem validade de contrato, que será o próximo passo na negociação que está em andamento como o cronograma da obra e o retorno do investimento que ainda precisam ser definidos.

A Meheco Corporation, uma estatal chinesa é a empresa habilitada para os investimentos. Ela foi fundada em 1984 e possui mais de dez mil empregados no mundo todo. O gerente de projetos da empresa, Roberto Jiao está em busca de contatos para investir em diversos estados brasileiros, e o Ceará é o primeiro a assinar o memorando.

Os financiamentos e parcerias atingem não somente a saúde do estado, mas também as obras do setor privado segundo o governo cearense. O Pólo Industrial e Tecnológico da Saúde é um dos focos que terá a Fundação Oswaldo Cruz como âncora.

O Brasil é o primeiro grande mercado da América Latina que iniciou investimentos estatais com a China, segundo Jiao. “Nossa empresa faz negócios com vários países, como África do Sul, Cuba, Venezuela, Equador. Mas o Brasil é o primeiro país grande da América do Sul, para nós é um mercado importante. Por isso, agora estamos focando muito nesse mercado, queremos fazer muitos negócios e desenvolver o sistema de saúde para o governo do Brasil”, disse o empresário.

O motivo pelo qual a China escolheu o Brasil para os investimentos foi questionado e os chineses disseram que esse é um potencial para a recuperação da economia no Brasil, que atingiu fortemente a situação fiscal dos governos locais.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *