Rendimento da poupança caiu com o corte na taxa básica de juros

Image result for Rendimento da poupança caiu com o corte na taxa básica de juros

Quem faz depósitos regulares na caderneta de poupança deve saber que a partir do dia 7 de setembro o investimento passou a render menos. Esse rendimento é referente ao dia 4 de maio desse ano em diante.

Os rendimentos caíram porque o Copom – Comitê de Política Monetária, que faz parte do Banco Central, anunciou que a taxa básica da economia, também conhecida como Selic, foi reduzida para 8,25% ao ano. Anteriormente, a Selic estava em 9,25%, e com a redução, o investimento na poupança passa a ser menos aconselhado no país.

Isso só interfere nos rendimentos da poupança porque há uma regra que está em vigor desde maio de 2012, que implica em cortes no rendimento da poupança caso a taxa Selic fique abaixo de 8,5%. Sendo assim, a nova correção para as cadernetas de poupança passa a ser de 70% da Selic, com o acréscimo da Taxa Referencial que é calculada pelo Banco Central.

Com os cortes na taxa básica de juros, o rendimento da poupança que passou a ser de 70%, irá render uma porcentagem de 5,77% ao ano, mais o valor da Taxa Referencial. O valor reduzido do rendimento anual implica em um rendimento mensal muito menor do que vinha rendendo nos últimos meses antes do corte da Selic.

A poupança tem um rendimento mínimo de pelo menos 0,5% ao mês desde 1991, quando a taxa era em torno de 6,17% por ano. Exceto por um único período entre maio de 2012 e o mês de julho de 2013, quando a Selic também teve uma queda e ficou em 8,5% ao ano. Nesse período o rendimento da poupança também foi menor que 0,5% ao mês, de acordo com a regra de 70% da taxa básica de juros.

Os dados mais recentes sobre as contas de poupança mais ativas são do final do ano passado, quando o país registrou um total de 148 milhões de contas. Somente essas contas eram responsáveis por concentrar uma quantia de R$ 658 bilhões. Até o mês de agosto deste ano, o valor estava em torno de R$ 687 bilhões, uma alta de bilhões.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *