Como responder perguntas de crianças sobre a vida financeira dos pais

Image result for explicando economia para criança

Apesar da curiosidade de seus filhos, os pais tendem a não falar sobre as finanças da família. Mas as perguntas das crianças – e suas respostas – podem fornecer uma educação valiosa e evitar que as crianças pensem que os tópicos do dinheiro são assustadores ou tabu. Ao se envolver com seus filhos sobre como o dinheiro funciona e o relacionamento de sua família com ele, você pode moldar sua perspectiva sobre gastos e economias.

Aqui estão várias perguntas que as crianças muitas vezes fazem sobre o dinheiro, bem como sugestões sobre como você pode responder.

Por que não podemos simplesmente ir ao caixa eletrônico quando queremos dinheiro?

O dinheiro é um conceito abstrato para crianças, e elas podem assumir que você tem um suprimento ilimitado. Em vez de simplesmente dizer a elas que o dinheiro não cresce em árvores, tente explicar de uma maneira que elas entendam que o dinheiro é limitado.

Quanto você ganha de dinheiro?

Muitos pais relutam em compartilhar seus salários com seus filhos – em parte porque eles entendem o quanto seus filhos podem ansiosamente comparar as notas com seus amigos. Mas as crianças têm preocupações com o dinheiro, e se recusar a conversar com elas sobre isso pode causar ansiedade e medo do tema que pode durar até a idade adulta. Muitas informações podem sobrecarregar as crianças, no entanto. Então tente ser honesto sem contar mais do que eles precisam saber.

Somos ricos ou pobres?

Já na escola primária, as crianças procuram se definir em relação a seus amigos e ao resto do mundo. Embora eles tenham ouvido falar de amigos serem ricos ou pobres, ainda é difícil entender o que quer dizer.

Como pai, você pode moldar a definição de uma criança do que significa ter de bem-estar. Quase todos os pais podem notar que há pessoas que têm mais do que você e pessoas que têm menos. Ser rico significa ter muita coisa, mas isso não significa necessariamente dinheiro. Por exemplo, você poderia dizer que sua família é rica em felicidades e amor um pelo outro.

Essas definições são importantes para construir um caráter mais ambicioso em relação ao dinheiro nas crianças, algo que é muito cobrado na vida adulta.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *