Aprenda a conciliar um orçamento familiar apenas com uma fonte de renda

Digamos que em sua casa somente um adulto trabalha fora para manter o orçamento mensal e pagar todas as despesas. Desta forma, você está tentando descobrir como viver apenas com uma renda. Tenha uma certeza em mente, você não é o único que está adotando soluções com criatividade para equilibrar o orçamento e a poupança com apenas uma renda.

Além disso, com a crise econômica que atinge muitos brasileiros que estão atualmente desempregados, aprender a lidar apenas com uma renda dentro de casa é muito importante. Aqui estão alguns passos a seguir para desenvolver um plano para viver apenas com uma renda.

Construa um fundo de emergência

Um fundo de emergência pode ajudar a reduzir a preocupação de viver apenas com uma fonte de renda. Também pode ajudar a protegê-lo de despesas imprevistas, como custos médicos ou perda de emprego inesperada. É melhor começar a construir seu fundo de emergência, enquanto há duas pessoas empregadas, pelo menos, seis meses antes de você planejar o abandono do seu emprego ou do seu parceiro.

Defina um novo orçamento

Tenha uma noção do seu novo orçamento mensal antes de ter de fato uma única renda. Isso pode ajudá-lo a começar a fazer os ajustes necessários antes de reduzir para um salário ao mês. Certifique-se de ter em conta o quanto você economizará, cortando despesas relacionadas ao trabalho, com babá, limpeza a seco de roupas (que costuma gastar mais energia elétrica), canais de TV a cabo e almoços fora de casa, bem como outras despesas que você não terá mais.

Comece a cortar custos antecipadamente

Agora que você descobriu o quanto você vai ter para o seu orçamento e o que você economizará em despesas relacionadas ao trabalho, você terá uma ideia melhor de quais cortes de gastos serão necessários. Não espere até o último dia para começar a cortar gastos. Em vez disso, imprima uma lista de todas as suas despesas mensais, circule tudo o que pode economizar e comece a cortar. Dependendo da sua situação, isso pode significar qualquer coisa como, cancelar a academia até superar essa crise, vender um segundo carro ou vender o seu carro e adquirir um com custos mais baratos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *